Varjota. Polêmica obra da transposição das águas do Açude Araras para Crateús e outros municípios começa com as chegadas de tubulações de aço na cidade, mas precisamente as margens do açude na guarita geral. São dezenas de carretas (Fotos e vídeo) vindas do estado de Mines Gerais. Aqui fica bem clara a opinião da maioria do povo varjotense, que não existe uma negação para levar as águas para mais cidades e sim à questão desse açude está seco cerca de 13 metros e com apenas 15% (15,15) de sua capacidade total, há um ano estava com 36%, uma perda de 21% no período. Além de dezenas de cidades abastecidas pelo o Araras ao longo de suas águas, existem 2 perímetros irrigados, um em Varjota o e outro no rio, no baixo Acaraú.
Já há fenômenos climáticos típicos das secas nordestinas atuando no Brasil e se não houver mudança em 2015 podemos ter mais um ano sem inverno.
Maiores detalhes desta matéria você vai conferir no vídeo exclusivo que os sites Varjota em Destaque.com e Varjota em Alerta.com fizeram, desde amostragem das tubulações chegando até a medição dos metros, indo por baixo da parede e mostrando a torre da galeria de um lado e do outro a água saindo em forma de cascata para perenizarão do Rio Acaraú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário