DESTAQUE

SERVIÇOS ONLINE DA ACOMEL FICARÃO SEM MANUNTENÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO

A ACOMEL avisa a todos vocês que nossos serviços na internet estão cancelados por tempo indeterminado, serviços como Facebook, Blog e ...

Sustentabilidade



Olá a todos o nosso blog criou essa página com um intuito de fazer atualizações sobre medidas sustentáveis que são muito úteis no nosso dia-a-dia e que além de serem úteis ajuda ao nosso planeta, pois o mesmo está passando por distúrbios ecológicos e que causam maus para todos nós!!

OS DEZ MANDAMENTOS DA SUSTENTABILIDADE

1. Jogue lixo no lugar certo
O lixo que jogamos em qualquer lugar volta para nossa casa através de ratos, moscas, mosquitos que trazem doenças, além de tornar onde vivemos um lugar feio e desagradável. Cada pessoa produz por dia cerca de meio quilo de lixo. Multiplique isso pela população de sua cidade para ter idéia do tamanho do problema. 



2. Poupe água e energia
A água não sai da parede. Ela vem de rios e mananciais que estão sendo agredidos pela poluição e pelo desmatamento, o que torna a água potável cada vez menos disponível, e eleva seu custo de tratamento. A energia também não sai da parede. Para ser gerada é preciso afogar rios e terras férteis, deslocar populações, ou usar recursos não renováveis como petróleo e carvão ou criar riscos e lixo perigoso como o nuclear 


3. Não desperdice
Escolha consumir o necessário. Resista ao modismo que nos obriga a trocar de carro, roupa, bens. Além de gastar dinheiro desnecessariamente, desperdiçamos recursos naturais, poluímos o Planeta. Diga não a produtos supérfluos ou feitos para durar pouco; ou que gastem muita energia ou água; ou que contaminem o meio ambiente; ou descartáveis cujas embalagens não retornam aos fabricantes. Escolha usar sacolas de pano e caixas para suas compras. Evite as sacolas de plástico. Escolha alimentos e produtos naturais e evite os industrializados. 


4. Cuide da fauna
Os animais sentem dor, têm emoções, sofrem. Eles têm tanto direito à vida, à liberdade, ao bem- estar quanto os seres humanos. Seja responsável com os animais sob sua responsabilidade. Não deixe que sofram desnecessariamente, cuide para que tenham água, alimento e conforto. 


5. Proteja a flora
Ajude a defender as árvores e florestas existentes. Denuncie as agressões. Plante novas árvores e cuide delas com carinho e respeito. Recuse comprar madeiras e móveis que não comprove a origem ecologicamente correta e legal. Utilize os dois lados da folha de papel. Faça coleta seletiva em sua casa e encaminhe o papel para reciclagem. 


6. Não polua o meio ambiente
Use o menos possível o automóvel, programando suas saídas. Ele provoca poluição do ar, gasta combustível, agrava o efeito estufa, engarrafa o trânsito. Acostume-se a ouvir música sem aumentar muito o volume do som. Som alto provoca poluição sonora. Reveja seu comportamento, suas atitudes em casa, no trabalho, na comunidade e mude o que estiver provocando poluição ou degradação ambiental. 


7. Pratique a coleta seletiva de lixo
O que a sociedade chama de lixo é matéria-prima e recursos naturais misturados e fora do lugar. A reciclagem devolve estes recursos para fabricar novos produtos retirando menos da natureza, além de economizar mais água e energia, e aumentar a vida útil dos aterros sanitários. 


8. Viva harmonicamente com a natureza
Mantenha o contato com a natureza. Faça passeios na floresta, tome banho de cachoeira, vá à praia, contemple o pôr-do-sol, a lua cheia. Coloque os pés no chão. Cultive uma horta, um jardim. Estude e leia mais sobre a natureza, mesmo que não seja tarefa da escola. Quanto mais você souber, melhor poderá agir em sua defesa. 


9. Denuncie as agressões ambientais
Mesmo sozinho você pode denunciar as agressões ambientais. Escreva às autoridades, ao Serviço de Atendimento ao Consumidor de empresas, às autoridades, aos políticos, à imprensa. Participe de campanhas pela internet ou pessoalmente. 


10. Crie ou participe dos clubes de amigos do planeta
A escola ou associação de moradores pode oferecer aos alunos e cidadãos a possibilidade de atuarem de forma organizada, assumindo, no mínimo, uma ação concreta por mês para a melhoria ambiental da comunidade como plantar e cuidar das novas árvores, fazer coletas de sementes e produzir novas mudas, denunciar agressões ambientais, ajudar a implantar a coleta seletiva de lixo na escola, etc.



SUSTENTABILIDADE: O QUE É?


Conceito de sustentabilidade 

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.



RECICLAGEM DE GARRAFAS PET


O que é PET?

O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva. 

A importância da reciclagem do PET?

Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.

Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

A reciclagem de garrafas PET passa pelos seguintes processos: 

1º) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem; 

2º) Os fardos de PET passam por um processo de trituração, resultando em flocos; 

3º) Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos; 

4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens.

Grãos resultantes do processo de reciclagem



Artesanato e reutilização

Vaso decorativo feito a partir de garrafa PET

Com criatividade podemos criar em casa vários objetos úteis ou decorativos com garrafas PET como, por exemplo:

- Luminárias

- Vasos para plantas

- Regadores para plantas

- Porta guardanapo

- Banquinhos

- Porta lápis e canetas

- Jogos educativos

                                                       - Potes para utensílios




FOGÕES SUSTENTÁVEIS

Seiscentas famílias de trabalhadores rurais sem-terra do Ceará foram contempladas com o primeiro lote de fogões sustentáveis adquiridos pela Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. A entrega – que inclui instalação e capacitação dos beneficiados para o melhor uso do equipamento – terminou neste mês de janeiro. A escolha das famílias contempladas decorreu de acordo do governo do Estado com lideranças do MST no Ceará, a quem coube a indicação das famílias. No total, deverão ser distribuídos 16 mil fogões entre as famílias inscritas no Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib).

Foram atendidas nesta primeira etapa moradores de assentamentos do MST situados em Caucaia, Crateús, Itapúna, Quixeramobim, Madalena, Tamboril, Russas, Santa Quitéria, Tamboril, Acaraú, Sobral, Amontada, Itapipoca e Crato. A eficiência do equipamento levou, mesmo sem divulgação institucional, à confecção de outros 23 mil cadastros através de 891 entidades em todo o Estado. Os recursos do projeto são do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop).

GANHOS - Os fogões sustentáveis, além de elevar a qualidade de famílias de sertanejos cearense, possibilitam a queda no registro de problemas respiratórios devido à eliminação da emissão de fuligem nas cozinhas das famílias. “As pessoas saem de ambientes totalmente insalubres para outros mais arejados, com flagrantes ganho de auto-estima e até, em alguns casos, com geração de renda extra”, explica André Bonates, gerente do Projeto.

É o caso de uma família do assentamento Palmares, em Crateús. Após abandonar o rudimentar fogão à lenha, a dona da casa passou a utilizar o fogão sustentável que recebeu do Governo do Estado através da Secretaria das Cidades, para “fazer um extra” com os cinco a seis bolos que faz por dia para vender. “A essas vantagens todas já mencionadas, acrescente-se que os equipamentos que nós distribuímos possuem fornos, coisa que os fogões tradicionais não contemplam”, lembra Bonates.

Outro ganho deriva do menor esforço empregado pelas famílias para obter a lenha. “Como os novos fogões consomem muito menos lenha com maior eficiência energética, o trabalho para obter a lenha para a semana, que podia durar até mais de um dia inteiro do trabalho, foi reduzido para poucas horas. Esse tempo pode ser empregado em outras atividades, como a criação de pequenos animais ou a agricultura”, relata André Boantes.

ÁGUA LIMPA - Os fogões sustentáveis são, de fato, um avanço na vida do sertanejo: além de ambientalmente mais moderno, pois reduz a quantidade de lenha a ser queimada sem perda energética, a eliminação da fuligem no interior das residências, acaba por interferir positivamente na qualidade da água de beber dessa gente. “A fuligem se deposita nos telhados das casas. E é justamente o telhado, durante o inverno, a principal área de captação de água das chuvas para as cisternas que abastecem essas famílias”, explica Bonates.

Para controle oficial, os equipamentos já saem de fábrica com o brasão do Estado e um número de série. “Desta forma, sabemos onde e com qual família está cada equipamento”, explica Bonates. Segundo ele, os fogões sustentáveis foram testados pela Fundação Núcleo de Tecnologia do Ceará (Nutec) com excelentes resultados.

“Os fogões sustentáveis apresentam eficiência energética 96% superior à dos fogões à lenha tradicionais e 20% superior ao modelo anterior trabalhado pela Secretaria”, comemora o gerente do projeto. Segundo ele, chega a ser comovente a alegria das famílias ao receberem o equipamento. “As pessoas fazem questão de tirar a foto ao lado novo fogão e logo tratam de desativar o antigo”, conta.

CADIB - Para receber um fogão sustentável a família interessada deverá se inscrever no Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib). Para isso, basta acessar o site da Secretaria das Cidades (www.cidades.ce.gov.br/) e no canto superior direito no campo serviços clique no Cadastro Individual de Beneficiários – CADIB ou acesse o Google (www.google.com.br/) e digite no campo de buscas CADIB. Será o primeiro a aparecer.



VEJA O VÍDEO:




VÍDEO RETIRADO DO SITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário